Seja bem vindo!

O Instituto Avalon é uma organização com mais de duas décadas de atuação voltada para a divulgação, educação, aplicação e pesquisas de conceitos e técnicas promotoras da qualidade de vida, priorizando as técnicas naturais e suas premissas. Considerando a integração harmoniosa entre as diversas entidades (mente, emoção, energia vital e físico) que compõem o ser humano e o meio ambiente. Os profissionais que formam a equipe de terapeutas do Instituto são experientes, com reconhecida competência em suas especialidades.

INSTITUTO AVALON - há 25 anos formando os melhores profissionais!







quarta-feira, 1 de abril de 2015

CURSO DE HOMEOPATIA



Inicie em: 16 de Maio de 2015 - Sábado 

Objetivo: Proporcionar ao aluno o domínio dos conceitos fundamentais da homeopatia e permitir vivência destes conceitos através da prática ambulatorial.

Oferecer subsídios teóricos e práticos para a compreensão do homem como um todo, um ser bio-psico-social-espiritual que atua e transforma o mundo.

Facilitar uma apreensão crítica da metodologia da ciência, subsidiando a leitura, a elaboração de projetos científicos tanto no método quantitativo quanto qualitativo, com o objetivo de ampliar a pesquisa em homeopatia.

Público-alvo: O público em geral que queira somar os conhecimentos da homeopatia ao seu curriculum.

Pré-requisitos: Não há

Programa:

1 - Doutrina e Filosofia Homeopática:
Estuda os princípios homeopáticos através do entendimento histórico da Medicina como arte de curar. Iniciando com Hipócrates (médico grego 600AC), que enunciou o principal pilar da Homeopatia, a lei dos semelhantes: “Similia similibus curanter”, bem como o binômio cura e adoecer.

Discute comparativamente os divergentes métodos terapêuticos e observações farmacológicos desde Galeno e seus princípios alopáticos “Alinae alienabus curatur” , passando pelos escritos de Avicena e a doutrina da assinaturas de Parcelso.

Chega-se ao século XVIII, com o fundador da Homeopatia, Samuel Hahnemann, seus procedimentos experimentais, sua visão psicossomática do adoecer, princípios Vitalista de Sthal, as leis de cura entendendo o doente, a doença e ambos.

2- Semiologia Homeopática:
Refere-se ao estudo dos sinais e sintomas e a observação destes dentro da Medicina Homeopática. Busca-se o entendimento do adoecer, suas causas psicossomáticas, que é o entendimento psico- neuro –imuno- endócrino.

Uma reflexão sobre a dignidade de cura e o entendimento do Valor do Sintoma.

O sintoma é abordado como um sinal de alerta do organismo e sua compreensão implica em relacionar o sofrimento como reativo a manifestações mentais, O mal-pensar como agente causador da doença.

O comportamento de uma comunidade (coletivo) perante estímulos externos: Gênio epidêmico.

Pesquisa e consulta de Repertórios Homeopáticos (dicionários- listagem de remédios catalogados por sintomas).

Emprego de métodos de escolha de remédios homeopáticos através do inventário de sintomas relacionados e sua seleção através de planilhas simples cruzadas e ou informatizadas (Repertório Homeopático digital).

3 - Clínica e Terapêutica Homeopática:
Valorização de sintomas locais e estratégias terapêuticas em afecções agudas e cronicas e mesmo a agudização de doenças crônicas.

Estudo das diferentes potencias (ultra-diluições) e seus empregos.

Análise crítica das diversas Escolas Homeopáticas:
• Escola Unicista (proposta de tratamentos com um só medicamento), buscando a totalidade sintomática e a eleição do remédio mais adequado ao caso.
• As escolas alternistas e pluralista: mais de um medicamento (entendimento do tratamento da doença).
• As escolas complexista contendo vários medicamentos em uma só fórmula, dentro de um entendimento exclusivamente orgânico do adoecer.

4- Matéria Médica:
Este estudo tem por missão descrever os sintomas curativos despertados pelos princípios dos remédios, bem como a maneira que as pessoas se comportam quando adoecem, assim estabelece uma correlação entre estas duas situações, uma vez que o princípio da individualidade é aprofundado dentro dos fundamentos homeopáticos (há doentes).

Aqui o aluno é estimulado a entender as propriedades terapêuticas de cada medicamento, sendo uma abordagem ampla onde 143 produtos (medicamentos homeopáticos) são lecionados.
Abrange tanto o estudo da individualidade destes, quanto ao seu estudo comparativo (diagnóstico diferencial).

Estuda-se de uma forma bastante dinâmica procurando associar cada medicamento a uma determinada personalidade ou um comportamento humano, utilizando de situações dramatizadas, seminários apresentações de vídeos, ilustrações de músicas, entre outros.

5 - Farmacotécnica Homeopática:
A manipulação dos remédios homeopáticos (por serem imponderais), difere das magistrais tradicionais, pois obedecem a farmacotécnica própria. Esta disciplina leva o conhecimento teórico, prático-demonstrativo.

Estudo e pesquisa das diferentes maneiras de preparo, elaboradas a partir de elementos simples como vegetais frescos até a confecção final do medicamento, dando ao estudante de homeopatia a oportunidade de conhecer, pesquisar e discutir os princípios terapêuticos dos fármacos que compõe o repertório de medicamentos em homeopatia.

6 - Temas específicos

7 - Programa de estágio interno e/ou externo:
• Atividades práticas com preceptoria em salas de aula
• Discussão de casos
• Eleição do medicamento
• Atenção ao receituário

Recursos Metodológicos Empregados:
• Aulas expositivas presenciais, apoiadas por recursos de audiovisuais (DVD, retroprojetor, projetor multimídia, etc.).
• Aulas de aplicação prática dos conhecimentos obtidos, através de simulação em classe ou de aulas práticas extraclasse.
• Seminários e debates para estudo de caso ou discussão de resultados das aulas de aplicação.

O curso dispõe das seguintes vantagens:

* Certificado de Extensão Universitária pelas Faculdades Integradas Camões.
* Curso Ministrado por Mestres e Doutores.
* Material didático incluso - apostila digital.
* Aulas expositivas presenciais, apoiadas por recursos audiovisuais (DVD, retroprojetor, projetor multimídia, entre outros).
* Aulas de aplicação prática dos conhecimentos obtidos através de  simulação em classe e de aulas práticas extraclasse com supervisão dos professores.
* Visitas técnicas programadas em laboratórios e farmácias homeopáticas  com aulas especiais e visitas a outros locais de interesse didático,  agregando valor ao curso e experiências incomuns aos alunos.
* Seminários e debates para estudo de caso e discussão de resultados das aulas de aplicação.
* Excelente localização: entre o Metrô São Joaquim e Liberdade.
Descontos especiais
* Descontos nas atividades do Instituto durante todo o curso:
   - terapias
   - cursos
   - livros e produtos da loja do Instituto Avalon.
* Indique um amigo e ganhe 10% de desconto *consulte condições


Certificação: O curso é certificado pelas Faculdades Integradas Camões através de convênio de cooperação técnico científica com o Instituto Avalon.

Instituição Intermediadora: 
O Instituto Avalon é uma organização voltada para a divulgação, orientação, implementação, educação, aplicação e pesquisa de conceitos e técnicas promotoras de qualidade de vida, priorizando as terapias naturais e suas premissas, considerando a integração harmoniosa entre as diversas entidades, a mente, as emoções, a energia vital e o físico, que compõe o ser humano e o meio ambiente.

Ao longo dos últimos 24 anos vem se estabelecendo como uma referência internacional de expertise nas Terapias Naturais e como formador de milhares de profissionais de alta competência, capazes de promover Qualidade de Vida de seus clientes, de forma consciente e multiplicadora.

Inicie em: 16 de Maio de 2015
Duração: 18 meses - 1 sábado por mês - 144h
Inclui: Certificado de Extensão Universitária
Investimento: matrícula R$ 100,00 e R$ 400,00 por mês

Faça a sua matrícula até 15/03/2015 e ganhe 25% de desconto no  
valor da matrícula  *consulte condições


Coordenador: Dr. José Carlos do Amaral Sampaio especialista em homeopatia e acupuntura (autor de 10 livros sobre homeopatia).

PRÁTICA HOMEOPÁTICA NO BRASIL
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro, sem diferenciação entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional.

Ocupação Reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego CBO - 3221 - 25 (Homeopata Não Médico)




Local: INSTITUTO AVALON
Endereço: Av. Liberdade, 702 - Liberdade - São Paulo - SP
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Fone: 11 3341-6010 ou OI: 97987-3622 - TIM: 98285-8232
VIVO: 97144-4723 - CLARO: 98813-5585